Catolicismo e Cristianismo - Introdução

Pessoal, a partir de hoje, você confere uma nova série de estudos sobre o catolicismo e o cristianismo.
Ele será dividido em:

- Introdução
- Sacramentos (2 partes)
- O papel da Virgem Maria
- Liderança na Igreja
- Os Santos
- Autoridade
- Conclusão

Só para esclarecer: este estudo não serve para discutir ou criticar religiões, e sim, para lhes mostrar o que a BIBLIA fala a respeito de certas coisas.
Acompanhem este estudo pois está maravilhoso.

Vale lembrar que a autora desse estudo é
Kathleen Trigg.
------------------------------------------------------------------------------------------------------

Introdução

Fui criada numa devota família católica romana. Meus pais me levaram a um padre antes que eu tivesse uma semana de idade para receber o sacramento do Batismo, com o propósito de perdão do pecado original e para começar minha vida como católica. Meus padrinhos prometeram ajudar meus pais a ensinar-me a seguir a fé católica. Durante oito anos eu freqüentei uma escola primária católica.Fiz minha Primeira Confissão aos sete anos de idade, logo seguida pelo sacramento da Sagrada Comunhão. Aos onze anos, o Bispo da Diocese de Pittsburgh oficiou quando eu recebi o sacramento do Crisma. No oitavo ano do primeiro grau, passei vários fins de semana em retiros no convento das Irmãs da Divina Providência, pensando se me tornaria uma freira ou não. No segundo grau, assisti a muitas aulas semanais de catecismo para receber mais instrução de catolicismo. Eu também ajudava na celebração das missas lendo as epístolas, salmos responsórios e as petições da paróquia, do altar.

Através de toda a meninice e até nos tempos de adulto, eu, meus quatro irmãos e quatro irmãs seguimos o exemplo dado por meus pais de constante comparecimento às missas semanais e a todos os Dias Santos de Obrigação, recebendo comunhão em todas as missas e fazendo confissão conforme era necessária. Nós também seguíamos todas as leis dietéticas; quando éramos crianças não comíamos carne nas sextas-feiras e, quando essa lei foi afrouxada, nunca comíamos carne nas sextas-feiras da Quaresma ou na quarta-feira de Cinzas. Também, nunca comíamos ou bebíamos durante uma hora antes de assistir à missa, como preparação para o sacramento da comunhão. Participávamos sinceramente da prática de nos privarmos de alguma coisa agradável durante o tempo da Quaresma, como sacrifício para mostrar nossa apreciação pelo supremo sacrifício de nosso Senhor. Rezávamos o rosário e cantávamos hinos juntos. Quando me mudei da casa de minha família para freqüentar uma faculdade 150 quilômetros longe de minha casa, eu continuei ativament a praticar minha fé católica, ensinando e persuadindo duas amigas a entrar para a Igreja Católica.

Eu lhe digo estas coisas não para me vangloriar de meu zelo espiritual, mas para demonstrar que meu catolicismo não era só de nome. Eu seguia o que era exigido com confiança completa, acreditando que aquelas práticas eram agradáveis ao Senhor. Minha família, até hoje, continua devotamente na fé católica. Eu, contudo, tive uma mudança no coração.

Quando eu fazia curso de pós-graduação, um amigo meu começou a fazer-me perguntas sobre minha fé, comparando as doutrinas da Igreja Católica com o que ele entendia que a Bíblia ensinava sobre Cristianismo. Quando ele desafiou o que eu professava como verdade, eu me achei desesperadamente pesquisando a história da Igreja Católica para defender minha fé. Achei-me também deploravelmente ignorante de uma grande parte das Escrituras. Quanto mais eu lia sobre a história registrada da Igreja Católica, mais confusa eu ficava. As coisas não eram como eu supunha. Eu orava a Deus pedindo orientação, eu falava com um padre católico e, finalmente, cedi e li o Novo Testamento. O restante deste livrete é minha tentativa de compartilhar o que descobri sobre minha fé católica, à luz da palavra de Deus.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Amanhã voltaremos com a 1ª parte dos Sacramentos. Não percam!