“Com quem Deus pode ser comparado? Com o que Ele se parece?” Isaías 40:18.
Tudo nesta vida é comparável, é medível. O ser humano sempre teve esse sentimento persistente de querer analisar as coisas, medi-las, estudá-las. Quantas vezes não vemos, revemos, re-revemos preços de sapatos, roupas, serviços, etc? E as vezes em que trocamos um(a) namorado(a) por outro(a) mais bonito(a), carinhoso(a), enfim? Sem contar as vezes em que paramos diante de uma criança e soltamos: “Ele se parece com o pai.”, ou até “É a cara da mãe essa menina.”
Ser soberano significa estar acima, ser senhor. Deus conhece bem essa palavra, Ele é um ser soberano em tudo, até nesse aspecto de comparações.
Podemos comparar roupas, sapatos e serviços, mas nunca, nunca mesmo, poderemos comparar o amor de alguém com o amor do Senhor por nós, ou por qualquer outra pessoa. Um amor capaz de doar seu único filho, para morrer por nós. E esta “velha e sempre contada” história sobre a crucificação de Jesus pode ter um sentido novo na nossa vida, a partir do momento que passamos a analisar essa escolha que Ele fez em sua grandeza, altura e profundidade. Amar como Ele amou [e ama], ah, jamais iremos conseguir fazer igual.
Podemos estar insatisfeitos com a nossa situação amorosa atual. O seu parceiro pode não estar sendo pra você tudo aquilo que você esperava que ele fosse, o encanto pode até estar se acabando e você pensa ter motivos suficientes para deixá-lo(a). Mas lembre-se que com Jesus é diferente, porque, ao contrário de sua possível situação amorosa, seu Noivo espiritual [Jesus] nunca lhe é indiferente. Ele nunca negou o amor dele pra você, e nunca o fará, porque, como já foi dito, o amor dele não pode ser comparado com o de ninguém. É um amor único, que só Ele, e ninguém mais, pode te oferecer. Portanto, você não tem motivos nenhum para deixá-lO, muito pelo contrário, Ele é quem tem motivos para te deixar, e prova, mais uma vez, o amor dele por você, não indo embora, não te deixando, mas te suportando e te oferecendo, a cada instante, as misericórdias dele pra sua vida.
Podemos parar em frente a uma criança, ou um adulto, e dizer que ele se parece com fulano ou com beltrano, mas nunca poderemos dizer que Deus se parece com alguém que conhecemos ou que venhamos conhecer, pois Ele é totalmente superior a todos nós. O amor que Ele expressa por você, o jeito que Ele tem pra cuidar de você, a forma como Ele fala com você, o jeito fiel e leal que Ele sempre demonstra por você, as ajudas que Ele te dá quando você mais precisa, tudo isso, são identidades dele, que jamais alguém poderá copiar. Ele tem um jeito especial pra cuidar de cada um de seus filhos, ele trabalha em nosso favor, e isso o torna único (Isaías 64:4).
Deus te chama para uma intimidade maior com Ele, e isso só pode ser feito quando você o busca de todo o seu coração. Ele quer realizar em você tudo o que Ele planejou pra você. Mais do que você pensa, Ele cuida de mim e de você, a cada momento, na escola, no trabalho, em casa, dormindo, e até mesmo quando estamos orando, Ele está a zelar por nós, demonstrando que Ele nos ama de uma forma única e especial.
Ele é exclusivo, ainda que você procure outros, só nele você encontrará a alegria pra viver, o entusiasmo pra não parar no meio do caminho. Não há outro Deus igual ao nosso Deus!
NEle, que é incomparável e faz tudo com excelência,
Tadeu Ribeiro.
tadeuribeiro@portaldt.com








