Ora, pecando assim contra os irmãos e ferindo a sua fraca consciência, pecais contra Cristo (1 Coríntios 8.12).
A situação mais desagradável que nos pode acontecer é se alguma pessoa ficar triste ou escandalizada conosco, pois, nesse caso, teremos pecado contra Cristo. Ele é quem nos guarda e impede o maligno de cumprir seus maus intentos contra nós. Quem peca contra o Senhor o faz contra si mesmo; mas aquele que está em paz com Deus desfruta do Seu amor, da Sua bondade e do Seu querer.
Pecar contra Cristo, para mim, ocorre quando alguém, estando fora de si ou tomado pelo inimigo, faz um dos discípulos de Jesus ficar desiludido com a fé e com o próprio Senhor. Não entendo como alguém que ama Deus é capaz de praticar tal ato. No entanto, muitas pessoas não se importam em averiguar se o irmão é maduro ou não na fé, se ele é forte ou fraco, e agem de forma a ofender aqueles por quem o Senhor morreu, fazendo-os desviar do Caminho. Isso é pecar contra Cristo. Essa é a obra mais infeliz que alguém pode praticar.
É o Senhor quem pessoalmente guarda aqueles que nEle confiam. Com a vigilância do Pai, o diabo fica impossibilitado de cumprir em nós os seus desejos nefastos. Ademais, o nosso Deus tem planos maravilhosos a nosso respeito. Então, por que fazer algo que nos trará um prejuízo enorme? Por que não viver com base no plano divino, se é tão bom e recompensador ser o endereço de Suas bênçãos? (cf. Jeremias 29.11).
Pecar contra o Senhor é pecar contra si mesmo. Quem é capaz de se odiar? Ao fazer extraviar um dos pequeninos que crêem em Jesus, a pessoa comete o ato mais insensato de sua vida (Marcos 9.42). E o pior é que muitos o estão cometendo e nem se dão conta disso.
É preciso que olhemos para o modo como vivemos, reflitamos sobre o que falamos e pensemos acerca das nossas decisões. Se o que desejamos fazer provocar o enfraquecimento de um irmão, fraco na fé, será melhor não praticarmos tal ato. É preferível tomar um prejuízo a ser responsável pela perdição de uma pessoa. Nada neste mundo tem valor maior ou igual ao de uma vida. Se for preciso sofrer para que alguém seja salvo, esse sofrimento é digno de ser experimentado. Em muitos casos, isso se encaixa nas chamadas aflições de Cristo (1 Pedro 4.12-16).
Por outro lado, quem está em paz com Deus está em paz com todos e tem o poder divino a seu dispor. O amor do Pai opera em todos aqueles que fazem Sua vontade. Se depender de você, jamais deixe alguém triste ou escandalizado. Cumpra os mandamentos e seja uma pessoa verdadeiramente vitoriosa. Tome sempre a atitude recomendada pela Palavra, e não haverá escândalo em sua vida.
R.R. Soares.