“As muralhas foram terminadas no dia vinte e cinco do mês de Elul, depois de cinqüenta e dois dias de trabalho. Então os nossos inimigos das nações vizinhas souberam disso e ficaram desmoralizados porque todos ficaram sabendo que o trabalho havia sido feito com a ajuda do nosso Deus.” Neemias 6:15,16
É muito difícil estudar com uma pessoa conversando ao seu lado não é mesmo? Seria ainda pior, se essa pessoa ficasse falando mal de você, dizendo que você não irá memorizar o estudo, que você não é inteligente o bastante e etc. Muitas vezes, fazemos determinados trabalhos quase que “puxados”, e se algo der errado, já é motivo de desistir, de deixar pra lá e "jogar a toalha."
Neemias era apenas um súdito que servia vinho ao rei da Pérsia, Artaxerxes. Um dia ele pediu noticias de Jerusalém, sua terra natal, e ficou bastante triste quando disseram-lhe que as muralhas de Jerusalém haviam sido derrubadas e a cidade destruída. Ele conta que jejuou e chorou por isso (Neemias 1:4), e Deus colocou nele um sentimento de força, e ele teve a convicção de reconstruir as muralhas.
Neemias era apenas um súdito que servia vinho ao rei da Pérsia, Artaxerxes. Um dia ele pediu noticias de Jerusalém, sua terra natal, e ficou bastante triste quando disseram-lhe que as muralhas de Jerusalém haviam sido derrubadas e a cidade destruída. Ele conta que jejuou e chorou por isso (Neemias 1:4), e Deus colocou nele um sentimento de força, e ele teve a convicção de reconstruir as muralhas.
O Rei percebeu que Neemias estava bastante triste, e permitiu que ele fosse para Jerusalém, reconstruir as muralhas; Até cartas o Rei escreveu para os governantes de várias cidades, dizendo que ele estava com Neemias (Neemias 2:7,8), até a madeira para a reconstrução das muralhas o Rei deu a Neemias; Como ele mesmo disse, isso tudo aconteceu porque Deus estava no comando. Neemias chegou em Jerusalém e começou a ajuntar pessoas para a reconstrução das muralhas, haviam aqueles que se ajuntavam à ele, e outros, como Sambalate, Tobias e Gésem, que criticavam a atitude de Neemias, e se revelavam totalmente contra aquele ato (Neemias 2:18,19).
Durante o período de reconstrução das muralhas, apareceram obstáculos, barreiras, pessoas que se voltavam contra aquele trabalho; Mas nenhum dos trabalhadores se deixaram levar, e com um olho nos trabalhos e outro na segurança (Neemias 4:17) eles conseguiram realizar todo o trabalho em apenas 52 dias! (Neemias 6:15,16). Depois disso, Neemias foi respeitado em Jerusalém, e a cidade viveu um grande período de quebrantamento, arrependimento e adoração ao Senhor.
Como você pôde ver, Neemias tinha todas as chances de desistir, tinha todos os recursos que os desobedientes e os perdedores buscam em alguma coisa que fazem. Ele tinha vários inimigos e não tinha nenhum “motivo” para deixar seu posto e ir reconstruir muralhas. Para nós hoje, muralhas não fazem a mínima diferença, mas naquela época era sinal de paz, proteção, e por isso, Neemias sentiu de Deus um desejo de uma reconstrução. É difícil ser caçoado por alguma coisa, é difícil realizar um trabalho com alguém nos colocando pra baixo; Nos incentivando a desistir. Mas se nós perseverarmos seremos vencedores, principalmente se estivermos com Deus.
Deus disse que devemos reconstruir uma nação? Então devemos realizar tal coisa, porque ele nos dá a capacidade.
Mas devemos ouvir realmente a Deus, e não deixar que o nosso coração nos influencie, pois o nosso coração faz planos duvidosos, mas Deus tem sempre a melhor resposta. Inimigos? Virão, e tentarão invadir o nosso território e destruir as nossas muralhas, mas se tivermos forças, conseguiremos destruí-los, e mais ainda, conseguiremos evitar a queda das mesmas. Com Jesus, as muralhas do coração de Deus foram derrubadas, e os homens tiveram livre acesso com o Pai, agora o que falta, é destruir as muralhas do nosso coração, para que a luz do Senhor penetre na nossa vida. Depois que Deus entrar na sua vida, vocês serão um só, e Deus se encarregará de levantar novamente as muralhas do seu coração, fechando você e Ele, em um lugar muito especial, o seu coração; Um lugar onde você e Ele irão conviver juntos, em uma só união.
Ajude ao Senhor, e levante, junto com ele, as muralhas que cercam a sua relação com Ele, dando proteção, amor, paz e refrigério.
Tadeu Ribeiro.
Não percam amanhã a 6ª mensagem da nossa série, com o tema: "Escalando o Poço Com a Ajuda da Mão de Deus." A partir das 7:00 da manhã.