Eu preciso saber: O que é prosperidade aos olhos de Deus?

Olá galera! A prosperidade hoje em dia é muito citada, muito buscada, e erroneamente conceituada. Você já se perguntou o que Deus diz sobre isso? O que é a verdadeira prosperidade? Procurando estudos e fontes para essa nova matéria, me deparei com uma entrevista muito interessante e esclarescedora sobre o assunto. Confira:

Material x Espiritual : O que é a prosperidade aos olhos de Deus?
“Na sua casa há prosperidade e riqueza, e a sua justiça permanece para sempre”. (Salmos 112:3 ). O que é a prosperidade diante dos olhos de Deus? São riquezas ou são bênçãos? O Pastor Pedrão da Comunidade Batista da Barra da Tijuca (RJ) fala nesta entrevista ao Portal Melodia a visão que o cristão deve ter sobre o assunto.

O que é prosperidade aos olhos de Deus?
Pastor Pedrão – As pessoas resumem isto a dinheiro. Mas prosperidade é muito mais que isto: é felicidade, saúde, ter a certeza da salvação e ter uma vida plena com Jesus Cristo. Isto é uma vida próspera.

O servo fiel pode orar por prosperidade?
Pastor Pedrão – Pode. Ele tem direito de orar pelo que quiser. Podemos chegar ao Pai, a Jesus e pedir qualquer coisa. “Tudo quanto pedires em meu nome, eu o farei”. Só que temos que entender a soberania de Deus. Jesus mesmo quando orou em Getsêmani, disse: Pai, afasta este cálice, mas contudo seja feita sua vontade. Pessoas pensam que podem ordenar, determinar e exigir a prosperidade e eu não encontro isto na Bíblia.

De que forma o cristão deve agir não obtendo prosperidade?
Pastor Pedrão – Ele tem um conceito errado de prosperidade. Você pode estar com sua conta bancária vermelha e baixa, mas seu filho está com saúde. Você pode não ter um carro do último tipo, mas pode pegar uma condução. O grande problema é o triunfalismo que acha que ser crente é ter dinheiro. Tem pessoas que dizem que nascemos para ser cabeça e não ser cauda e eu comentei: No conceito do prosperidade que está sendo passado, Pedro foi cauda. Paulo foi cauda, Jesus também. A Bíblia dizia que o filho do Homem não tinha onde repousar a cabeça. Então se nota que há um desvirtuar do que é prosperidade. A Bíblia diz que nunca viu o justo mendigar o pão. A gente tem tanta coisa hoje, que as pessoas oram pelo supérfluo e acham que é fundamental ter. Prosperidade espiritual não pode e não deve ser resumido a dinheiro.

Como explicar a prosperidade do ímpio?
Pastor Pedrão – O Salmo 73 fala sobre isto. A Bíblia diz que o sol nasceu sobre os justos e os injustos. Se a pessoa se preparou, estudou, acorda às quatro da manhã, trabalha dezoito horas por dia e prospera. É uma questão de merecimento, de capacidade. Então a pessoa se capacitou e está preparada para os desafios da vida, enquanto alguns crentes não se preparam e acham que Deus tem que fazer com que as coisas aconteçam. A diferença explica o Salmo 73 é o final da vida, para onde os dois vão viver na eternidade.

Porque alguns cristãos associam conversão a prosperidade?
Pastor Pedrão – Em uma doutrina errada. Quando você fala o que o povo quer ouvir. Quem não quer ser rico? Quem não quer ser feliz? Existem igrejas que pregam : Você vai ser rico. Eu quero que o pastor que pregue isto aponte uma pessoa do Novo Testamento que depois que passou a seguir Jesus ficou rico. Eu vejo pessoas abrindo mão. Pedro abriu mão da empresa de pesca; Levy era fiscal de imposto de renda e largou. Querer atrelar o ser cristão a ter dinheiro é uma inverdade bíblica teológica, é uma interpretação errônea da Bíblia.

Todo cristão tem que obrigatoriamente adquirir prosperidade?
Pastor Pedrão – Prosperidade espiritual sim. A prosperidade material será adquirida de acordo com esforço, capacidade e da vontade de Deus. As pessoas acham que Deus é como se fosse um banco de investimento. Deus só abençoa uma pessoa de coração puro, sincero e honesto.

Não adquirindo a prosperidade, significa que a pessoa não está com Deus?
Pastor Pedrão – Lógico que não. Isto é uma agressão, um absurdo que é falado. Você vai falar que uma pessoa humilde de igreja não tem Deus? Quem tem Deus é quem tem dinheiro? Eu vejo exatamente o contrário. Quem tem muito dinheiro tem dificuldade de ter Deus. Escolhei a quem serve: se Deus ou a Mamon. Mamon são as riquezas. Deus sabe para quem e quando ele dá. Tudo depende da vontade de Deus.

Crédito: Portal Melodia Jornalistas Tatiana Cioni e Karla Lopes

Acredito que com nessa entrevista podemos esclarescer muitas dúvidas e quebrar tabus e mentiras que são pregadas nas igrejas atualmente. Vivamos e busquemos a prosperidade segundo a Bílbia, amém?!

Até a próxima galera!
paZZ