Eu Preciso Saber: Existe Uma Maneira Certa de Orar?


Existe uma maneira certa de orar?

Na palavra de Deus podemos encontrar inúmeros versículos e passagens que falam sobre a oração e a sua importância na vida Cristã. A bíblia comprova isso em diversos versículos e é interessante destacarmos alguns deles:

“Perseverai na oração, vigiando com ações de graças.” Colossenses 4:2
“Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” 1Tessalonicenses 5:16-18
“E tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis.” Mateus 21:22

Como já percebemos, a oração é algo essencial pra todos que seguem a caminhada com Cristo. Em Mateus 6 vemos que Jesus dá uma série de instruções aos discípulos e lhes ensina o Pai nosso. Aí nos perguntamos: “A única oração que devemos fazer é a do Pai nosso? Mas, usar repetições pra falar com Deus, não é recomendado pela bíblia, certo?”. A resposta é, na verdade, bem simples: O Pai nosso é um modelo, um guia de oração, com o qual Jesus nos mostra como falar com Deus.

O Pai nosso é uma estrutura, um esqueleto de como fazer uma oração, é o jeito certo de fazê-la. Jesus disse: “Quando forem orar façam assim...” Mt 6. o Pai nosso não é uma sugestão, é uma ordem. Deve-mos separar uma parte do nosso dia, para falarmos com Deus. O pai nosso pode ser dividido em 6 partes básicas e a partir delas podemos nortear nossa maneira de orar.

- A primeira parte é:
“Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o Teu nome”.
E é reconhecendo que Ele é nosso Pai que devemos começar a oração. Lembre-se que Ele está no céu, seu trono é eterno e inabalável. Quando oramos devemos nos conectar com o céu e esquecer da dimensão terrena; devemos entrar na dimensão espiritual. Chame-o de Pai, santifique-o por todas as bençãos que Ele te concede. É possível ver nas pequenas coisas a mão de Deus e nas grandes lutas podemos enxergar que Ele tem nos dado a Sua salvação. Ele nos perdoou as iniqüidades, nos enviou o Espírito Santo, nos dá saúde e cura, provisão e também libertação da condenação eterna. Esse é o momento de você agradecer, adorar e engrandecer a Deus.

- A segunda parte é:
“Venha o Teu reino, seja feita a Tua vontade; assim na terra como no céu”.
Quando pedimos a Deus que o Seu Reino venha, estamos convidando-o pra habitar em nós e imprimir o Seu caráter em nossa vida. Peça ao Senhor que coloque tudo o que há de bom e virtuoso nele e nos céus, em você. Esse é o momento de você pedir ao Pai pra ficar cada vez mais parecido com Ele. É quando devemos escolher viver a Sua vontade na Terra. Não devemos ter nenhuma outra ambição além de querer agradá-lo e andar nos Seus caminhos.


- A terceira parte é:
“O pão nosso de cada dia nos dai hoje”.
Muita gente quando ora, vai logo falando a Deus do que precisa, se preocupa somente com o “próprio umbigo” e não busca ao Senhor com o objetivo de se relacionar com Ele. Não cometa esse erro, seja grato. Depois de reconhecer que Ele é seu e você é dele, depois de pedir pra ficar mais parecido com Ele e fazer o que Ele quer, é a sua vez de pedir a Deus o que você precisa. Além de suas necessidades físicas, psicológicas e materiais, fale de suas necessidades Espirituais: Peça pra ter mais comunhão com o Senhor, para ler e entender mais da Bíblia, pra ter comunhão com a Igreja. Depois de pedir, não se esqueça de trabalhar e ser persistente. Deus não dá nada pra quem não se esforça e é preguiçoso.

- A quarta parte é:
“Perdoa nossas dividas assim como perdoamos os nossos devedores”.
Esse é o momento de você pedir pro Espírito Santo pra te mostrar quais são seus pecados e falhas. Quando o Espírito te lembrar deles, confesse-os, arrependa-se e peça o perdão de Deus. Lembre-se “assim como nós perdoamos” seja perdoador com o próximo, perdoe-o o tanto de vezes que você quer ser perdoado. Não se auto-condene, lembre-se: já não há condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus!

- A quinta parte é:
“Não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal”.
Esse é o momento de guerra espiritual. Peça a Deus pra te livrar do mal, pra te ajudar a resistir às tentações, para te revestir da armadura de Efésios 6.10. Lembre-se que com Deus não se brinca; não adianta nada você pedir livramento e proteção do mal se você não fizer sua parte vigiando e apartando-se de tudo o que não presta.

- A sexta parte é:
“Pois Teu é o reino, o poder, o louvor e a glória, para todo o sempre.”
O Reino de Deus significa: Tudo o que Ele é, tudo o que fez e faz, Tudo o que Ele tem. Se tudo é de Deus, tudo está em Suas mãos, como é que você perderá o Seu caso? E esse mesmo poder que Deus tem Ele concede aos seus filhos, os verdadeiros. Então a vitória já é nossa. Agradeça a Ele, mesmo que nada tenha acontecido ainda.

Orando dessa forma podemos conhecer mais a Deus e amá-lo radicalmente, porque só amamos a quem conhecemos. E quando nós amamos a Deus radicalmente, o obedecemos como nunca!!!

Dicas de Oração: Depois de vermos a estrutura básica de oração ordenada por Jesus, vamos a algumas dicas de oração que podem ser muito úteis pra te ajudar a orar:

1. Peça ajuda ao Espírito Santo, antes de orar. “Eu não sei orar como convém, mas sei que convém orar”. Faça uma pequena oração antes da própria oração, pedindo ao Espírito que te ajude a realizá-la.
2. Ore triste, cansado, mas ore. Não deixe os sentimentos te impedirem de orar.
3. Ache um bom lugar, um lugar específico para orar.
4. Não faça coisas diferentes ao mesmo tempo. Dedique-se integralmente a oração.
5. Não atenda nada nem ninguém. Assim você estará mostrando a Jesus qual o lugar, qual a moral ele tem com você.
6. Leve caneta e papel, para anotar algo que Deus possa falar com você, alguma inspiração ou o que for.
7. Faça silêncio no final. Para que, se for da vontade dele, Deus fale com você.
8. Estipule um mínimo de tempo: 30 minutos diários, por exemplo – isso é apenas 1/48 avos do seu dia, acredita?
9. Peça algo específico para Deus, não fique: “Deus abençoe isso, abençoe aquilo...”. Diga: “Deus me cura, me salva, me liberta, me ajuda nessa tarefa, etc.”
10. Peça para Deus te ajudar a não deixar de orar no dia seguinte.
11. Não avalie a sua oração: “Ah, hoje a minha oração foi ruim, não orei bem”.
Quem avalia a sua oração é Deus, não tente se avaliar, dedique-se apenas.
12. Orar não é enrolar. Não é pensar na vida, fazer planos, falar de seus conflitos consigo mesmo.
13. Última dica: Vá orar!

Inimigos da Oração: Existem alguns inimigos da oração que nos atrapalham muito e nos desencorajam a orar. Saiba quais são eles e lute contra:

– Não estou sentindo nada: Orar não é sentir, é um ato de fé.
Não ta acontecendo nada: Antes de algo acontecer você tem que orar muito por isso. Uma chuva não se forma com umas gotas, precisa de muita água junta. Oração é a mesma coisa.
Não estou ouvindo nada: Mesmo que você não ouça NADA fique calado, um dia você ouve a voz de Deus.
_________________________
Bem pessoal essa minha mensagem é fruto de minhas anotações de alguns cultos maravilhosos. Espero que vocês possam ser abençoados por ela. E não se esqueçam:
“Nós nunca caímos quando andamos de joelhos” – Pastor Márcio Valadão.

Marco Túlio
paZZ