Não Merecemos, Mas Fomos Escolhidos.



"Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá." Isaías 43:10

Alguém já disse que "o sol nasce pra todos, mas a sombra está apenas para quem merece..."; Bom, concordo plenamente com essa afirmação, e acho que Deus, em sua benevolência, também concorda.
Não sei se você já parou alguma vez para pensar, mas nós não merecemos tudo aquilo que temos. Alguns podem ser contra esse raciocínio, mas essa é a pura realidade. Principalmente quando levamos para o lado fundamental das nossas vidas: O espiritual. No princípio, Deus era o verbo (isso você já deve saber), e tudo o que hoje existe não existia, mas passou a existir através da vontade do Senhor, inclusive nós.

Eu, particularmente, em vários momentos de minha vida, fico me colocando no lugar de Deus, e me perguntando: "Será que um dia poderei entender toda esta paciência e amor que Deus tem conosco?". E neste caso, nós podemos ver que Deus tem um amor e uma paciência muito grande, elas não podem ser medidas. Antes, tudo que existia era apenas e exclusivamente um só ser: Deus. Mas um dia, ele teve a ideia de criar um povo, o seu povo, a quem ele daria seu grande amor, e que poderiam amar ou não a Ele. Isso mostrou o quanto Deus não é egoísta como muitos dizem por aí, e o quanto ele é misericordioso.

Além de tudo isso, como já foi dito que nós podemos escolher amá-lo ou não, nós, muita vezes, resolvemos nos fechar para Ele, escolhemos odiá-Lo, rejeitá-Lo, desobedecê-Lo. Mesmo em meio a tudo o que recebemos dEle, mesmo assim, temos essa capacidade. E quando tudo termina, a raiva passa e podemos, mesmo em meio a tudo o que fizemos contra Ele, perceber que ele ainda está perto, e em especial, oferecendo o seu perdão. Você teria a mesma capacidade de perdoar que Ele tem? A mesma capacidade de amar e de se compadecer que Ele tem?

E como se não bastasse; tudo o que Ele nos deu, tudo o que ele fez por nós; Nós ainda podemos ser chamados de seus filhos, como diz em 1 João 3:1. E ainda podemos conhecê-Lo, entendê-Lo.
Como diz no texto base (Isaias 43:10), Deus nos chama de suas "testemunhas", e nos diz o quanto nos ama, e quão grande é o prazer que Ele tem em nos revelar quem Ele é. Por sermos seres insignificantes perto de Deus, e por sermos da forma que somos, não merecíamos tudo isso. Criar-nos, já estaria bom, mas ele quis mais, porque ele nos ama, porque a misericórdia que Ele tem por nós é tanta que ele permitiu a morte de seu Filho, para que fôssemos salvos e libertos.

Crer já estava bom, mas ele quis mais, ele quis fazer com que entendêssemos aquilo que Ele é (e sempre foi), Ele quis fazer com que entendêssemos o propósito de cada coisa, daquilo que temos, do que não temos, do que recebemos dEle e até daquilo que possuímos mas não sabemos usar.

Tudo isso, para mostrar o quanto Ele é único, verdadeiro, original. Tudo isso, para mostrar o quanto Ele é grande, forte, misericordioso e o quanto Ele nos ama. Somos suas testemunhas, seus representantes, já recebemos dEle, agora, temos que anunciá-Lo, fazê-Lo conhecido, fazer com que outros também recebam deste amor.

N'Ele, que faz-nos ser suas testemunhas,

Tadeu Ribeiro.