Entrevista Com Guilherme Fares


Filho do Baixista do Diante do Trono Roney Fares, Guilherme Fares parece seguir a direção que o pai seguiu: A música. Líder de louvor da banda Elemento Incomum, ele demonstra um amor pela música que está, pelo visto, no DNA da família. Super descontraído, ele bateu um papo com o Gustavo Barros para o Portal Diante do Trono, entre algumas perguntas, ele respondeu a questionamentos que vocês leitores nos enviaram. Vamos conferir?

Portal DT: Como ocorreu seu processo de conversão? (Enviada por Simone de Ribeirão Preto – SP)
Gui: Nasci em um lar evangélico e sempre frequentei a igreja desde pequeno. Mas aos cinco anos de idade, na escola dominical, já estava pronto pra tomar aquela decisão. Aceitei a Jesus como meu único e suficiente salvador e desde então nunca mais me separei dELE. =)

Portal DT: Qual a música do Elemento Incomum que toca mais o seu coração? (Enviada por Vanessa Gonçalves de Queimados – RJ)
Gui: Com certeza, a música Viverei por Ti. Se você ainda não ouviu, pode conhece-la pelo Youtube. Essa música define o meu chamado ministerial. Um dia uma amiga minha orando por mim profetizou que o Senhor me daria uma canção que iria impactar jovens do mundo inteiro e no dia seguinte Deus me deu a música viverei por Ti. Quando você escolhe viver por Ele e morrer pra si mesmo você começa a experimentar da boa, perfeita e agradável vontade de Deus!

Portal DT: Quais ministérios inspiram vocês para criar as composições da banda? (Enviada por Danillo Araújo de Recife - PE)
Gui: Olha, por acompanhar de perto, o Diante do Trono é o ministério que mais me inspira. Como é bom conhece-los e saber que em primeiro lugar está o amor e o temor pelo Senhor e a vontade de adora-LO. Sempre estive envolvido em ensaios, gravações, retiros de oração, células e tudo mais. Quero aprender com eles sempre a buscar primeiro o Senhor, pois sei que com o resto não preciso me preocupar pois me será acrescentado. Também gosto muito de ministérios como Hillsong, PlanetShakers, Youth Alive, Jeremy Camp e Jimmy Needham.

Portal DT: Como surgiu a banda Elemento Incomum?
Gui: Todos os integrantes da banda já se conheciam antes. Fomos colegas de escola, componentes de outro ministério da igreja ou até amigos de infância. Um dia resolvemos tocar juntos e o Senhor tocou muito forte. Na verdade, eu fui chamado pelos outros integrantes para liderar e quando mostrei as composições que Deus tinha me dado tudo se encaixou. Somos jovens que querem fazer a diferença! Temos a mesma visão e a mesma paixão pela música, rs. Quando nos reunimos para conversar melhor sobre a banda surgiu esse nome: Elemento Incomum. Esse elemento é a santidade e temos como missão tornar esse elemento algo em comum na nossa geração.

Portal DT: "Santidade: Um modo de sobrevivência", o que essa frase representa pra você?
Gui: Quem costumava dizer essa frase era meu pastor Kaiser, líder dos adolescentes da Igreja batista da Lagoinha, que hoje está na Africa como missionário. Hoje eu entendo a santidade como um modo de sobrevivência. Para entender isso precisei entender melhor o que é a santidade. Ser santo não é nunca se sujar, mas sim, sempre se lavar; E a santidade é essa busca constante de ser parecido com o Senhor.Hoje em dia, em meio a pressão, influência e desafios do mundo, nós jovens, temos que fazer uma escolha: matar a nossa carne ou morrer com ela, vencer nossas fraquezas ou ser vencido por elas! O único meio de não sermos derrotados é nos aproximando de Deus pois é Ele que nos faz mais do que vencedores. Ele mesmo disse para não temermos porque Ele venceu o mundo, então fale a pena estar mais perto desse Deus e perguntar pra Ele algumas dicas pra conseguir vencer o pecado todos os dias, hehe.

Portal DT: O seu pai participa de alguma forma do grupo? Em quê ele influencia?
Gui: Olha, meu pai é um dos principais intercessores da banda. Ele dá os conselhos, mas sinto que ele quer ver a gente crescer e amadurecer sozinhos. O que meu pai fez de melhor pelo meu ministério foi me instruir no caminho que eu devo andar e hoje é com ele que mais compartilho das maravilhas que Deus tem feito em minha vida.

Portal DT: Deixando a banda um pouco de lado... Na sua opinião, o que falta nos jovens cristãos de hoje em dia?
Gui: Falta temor. Acho que, nós jovens, nos preocupamos demais com o que os outros pensam de nós. O temor é totalmente o contrário! É não ligar pra o que os outros pensam e pensar se Deus se alegra naquilo. Tenho aprendido muito com isso e tentado mudar. Você, jovem, tenha temor. Não faça ou deixe de fazer nada pensando nos outros, mas se preocupe em alegrar o coração do seu Deus em primeiro lugar.

Portal DT: Você prefere música nacional ou internacional? Por quê?
Gui: Prefiro internacional. Sou apaixonado por outras línguas, outras culturas e outras nações. Já disse pro Senhor -EIS-ME AQUI- Vou aonde Ele me mandar, agora estou só esperando mesmo. Enquanto não vou pra longe faço a minha parte aqui perto mesmo!

Portal DT:  O que você mudaria na igreja dos dias de hoje?
Gui: A começar de mim, mudaria a falta de união. Sem perceber falamos tão mal dos nossos irmãos, ferimos com palavras e atos e nunca estendemos a mão para ajudar. Acho que como corpo temos que nos defender, proteger e ajudarmos uns aos outros. Imagina se minha perna direita tentar seguir um caminho diferente da esquerda? Um corpo tem que estar em total equilíbrio e unidade, e isso tem faltado nas nossas igreja.

Portal DT:
  A discriminação por parte dos evangélicos em relação à estilos de algumas músicas tem gerado debates e polêmicas em vários meios gospel. Funk, pagode, Rave metal e derivados são bons instrumentos de evangelização, na sua opinião?
Gui: Na minha opinião o que é errado é aquilo que te afasta de Deus ou toma o lugar dEle na sua vida. Ele é o cara mais criativo que eu conheço, foi Deus que criou a música. Nós temos diversas maneiras de louvar ao Senhor e com a diversidade musical alcançaremos mais vidas. Não sou contra essa diversidade, pelo contrário, acho muito legal!

Pingue-pongue:

Deus: Essência
Familia: Força
Uma comida: Pão de Queijo
Uma música: Viverei por Ti
Uma data marcante: Hoje
Hobby: Tocar violão e cantar
Onde gostaria de levar a palavra: Austrália
Uma cor: Vermelho
Um versículo: "Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais." Jeremias 29:11
O que mudaria no Brasil: A murmuração
Um defeito seu: Vaidade
Uma virtude sua: Sinceridade
Uma referência: Minha mãe
Uma frase que lhe define: Sempre se surpreendendo.


Portal Diante do Trono.