Analisando o relançamento de CD's

Que existe muita coisa boa, mas que não teve a divulgação e o marketing que todo produto do mercado fonográfico precisa, todo mundo sabe.

E a Graça Music está provando isso, acontece que o CD 'O tempo', de Giselle di Meni, já foi lançado pela distribuidora Rhema, mas que não obteve sucesso em vendas. O mesmo acontece com o CD 'Raízes', de Thalles, lançado recentemente pela mesma gravadora, que lançou o CD em 2003, mas com outro nome: 'Acústico Gospel'.

O que é curioso é que a distribuição não foi imediata desses produtos, primeiro foram lançados projetos inéditos de ambos artistas, para depois ter um relançamento destes antigos trabalhos, que para muitas pessoas, são dados como novos.

Isso não acontece apenas na Graça Music, a gravadora MK, também já fez o mesmo esquema com Fernanda Brum, que lançou o CD 'Meu bem maior' da cantora, e depois relançou o CD 'Sonhos', que foi gravado antes deste projeto.

Em todos esses cantores, podemos notar um notório sucesso já em seus primeiros lançamentos pelas gravadoras, e com elas percebendo o desenvolvimento do artista, lançaram produtos que outrora não poderia alcançar bons resultados por conta da falta de uma boa estrutura, mas que agora, já podem alcançar níveis de venda e de repercussão bem expressivos.

Montar um repertório não é a coisa mais fácil que existe, o cantor precisa de todo um trabalho de compor ou conseguir boas músicas para o seu projeto, além disso, temos todo um trabalho de instrumentalização das canções, acompanhados de um trabalho de arte, mixagem e masterização que envolve o projeto, e relançar CD's antigos com conteúdo de qualidade, se torna uma boa estratégia para continuar capturando o público, enquanto se monta um bom trabalho de repertório e instrumentalização de um novo projeto.

___________________________________________________________________________________

Tarcísio Wallace Sant'Anna atua desde 2008 com jornalismo na web, trabalha na administração em uma empresa de engenharia, é leitor de jornais, sites de produtores do mercado fonográfico gospel, blogueiro, e mesmo assim, sabe que é preciso de muita calma para se tomar qualquer decisão, principalmente, envolvendo a questão musical.