Aprendendo Com Davi - Aparência: Um Prato Cheio Para Os Olhos

"Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; Porque o Senhor não vê como o homem vê. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração" 1Sm 16:7

Quantas vezes não somos pegos de surpresa, reparando como "fulano" está vestido, ou como "aquele irmão(a) é feio(a)"; Mas, muitas vezes, não nos tocamos que estamos julgando algo que para Deus não vale nada; Algo passageiro, uma coisa que "a terra um dia há de comer".

Se prestarmos atenção, veremos que Deus enviou Samuel até a casa de Jessé para escolher um de seus filhos como o futuro rei de Israel (16:1), e Samuel chegando á casa de Jessé viu Eliabe - Um homem forte, alto, bonito, ... - e pensou consigo mesmo: Esse deve ser o rei escolhido por Deus (16:6); Mas Deus disse que ele estava enganado, que ele [Deus] não julga pela aparência e sim pelo coração (16:7).
Samuel oi "traido" pelos olhos pois viu a beleza de Eliabe, mas Deus viu o coração. O escolhido não poderia ser outroa além de Davi, tanto é que com nenhum dos ilhos de Jessé, fora Eliabe, Samuel sentiu o toque de Deus, a não ser com Davi. (16:12,13)

Cuidado! Você pode se perder pelos seus olhos, eles são a "janela da alma", nos revelam muitas coisas, mas podem nos meter em uma cilada. O inimigo usa essa "carta na manga" para nos deixar prostrados diante das tentações; Mas nós não podemos permitir isso, pois somos livres (I Coríntios 12 : 13).
Pense bem: será que se Deus não tivesse escolhido Davi, envés disso, tivesse escolhido Eliabe, ele teria sido o mesmo grande homem de Deus que Davi foi? Lembre-se que nada acontece por acaso, tudo tem seu propósito, a sua causa de ser. Amém!

Tadeu Ribeiro.

E não perca amanhã a 2ª Parte dessa série, com o tema: "Vencendo os Gigantes Com Bravura"; Não percam!