O Carnaval é essa festa que arrebata multidões para as ruas, promove desfiles magníficos, comilança, excessos em geral e também muita violência, liberalidade sexual e etc. Ao estudarmos a origem do Carnaval, vemos que ele foi uma festa instituída para que as pessoas pudessem se esbaldar com comidas e festa antes que chegasse o momento de consagração e jejum que precede a Páscoa, a Quaresma.Veja a definição científica:
"O Carnaval é uma celebração que combina desfiles, enfeites, festas folclóricas e comilança que é comummente mantido nos países católicos durante a semana que precede a Quaresma. Carnaval, provavelmente vem da palavra latina "carnelevarium" (Eliminação da carne). (The Grolier Multimedia Encyclopedia, 1997. Traduzido por Irlan de Alvarenga Cidade, adaptado por PortalDT)
Em contra partida vemos que isso era apenas um pretexto para que os romanos e gregos continuassem com suas comemorações pagãs, apenas com outro nome, já que a Igreja Católica era quem ditava as ordens na época e não era nada ortodoxo se manter uma comemoração pagã em meio a um mundo que se dizia Cristão.
"Provavelmente originário dos "Ritos da Fertilidade da Primavera Pagã", o primeiro carnaval que se tem registro foi na Festa de Osiris no Egito, evento que marcava o recuo das águas do Nilo. Os Carnavais alcançaram o pico de distúrbio, desordem, excesso, orgia e desperdício, junto com a Bacchanalia Romana e a Saturnalia. Durante a Idade Média a Igreja tentou controlar as comemorações. Papas algumas vezes serviam de patronos, então os piores excessos eram gradualmente eliminados e o carnaval era assimilado como o último festival antes da ascensão da Quaresma. A tradição do Carnaval ainda é comemorada na Bélgica, Itália, França e Alemanha. No hemisfério Ocidental, o principal carnaval acontece no Rio de Janeiro, Brasil (desde 1840) e a Mardi Gras em New Orleans, E.U.A. (dede 1857). O carnaval permite paródias, e separação temporária de constrangimentos sociais e religiosos; durante o carnaval fantasias sexuais e tabus sociais são, algumas vezes, temporariamente suspensos." (The Grolier Multimedia Encyclopedia, 1997. Traduzido por Irlan de Alvarenga Cidade, adaptado por PortalDT)
A Enciclopédia Grolier exemplifica muito bem o que é, na verdade, o carnaval. Uma festa pagã que a Igreja Católica, a muito tempo, tentou mascarar para parecer com uma festa cristã, assim como fizeram com o Natal. Os romanos adoravam comemorar com orgias, bebedices e glutonaria. A Bacchalia era a festa em homenagem a Baco, deus do vinho e da orgia, na Grécia, havia um deus muitíssimo semelhante a Baco, seu nome era Dionísio, da Mitologia Grega Dionísio era o deus do vinho e das orgias.
Podemos perceber que o Carnaval que o mundo conhece hoje, nada mais é que uma nova versão dessas festas pagãs originadas séculos atrás. Então, nós, os Cristãos, não devemos concordar de modo algum com essa comemoração, que nada mais é que um culto à carnalidade e ao diabo, por vezes representado pela figura do rei momo. Nós, cristãos, devemos participar de comemorações e festas sim, mas essas devem ser festas santas e que busquem somente a alegria de Cristo, no seu mais puro sentido.
"Finalmente irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama; se alguma virtude há, se algum louvor existe, seja isso que ocupe o vosso pensamento."
Filipenses 4.8
Pense nisso!
PaZZ de Cristo, Marco Túlio Machado
Fonte: Portal Vivos / Escrevendo de Tudo (adaptado) / Portal DT








