O Consolo Que Nos Acalenta


“E dirás, naquele dia: Graças te dou, ó Senhor, porque, ainda que te iraste contra mim, a tua ira se retirou, e tu me consolaste.” Isaías 12:1


Deus dispõe de várias ferramentas que só ele é capaz de usar, para nos fazer ver o quanto Ele é presente em nossas vidas e o quanto Ele está disposto a nos amar e ajudar. O consolo, sem dúvidas, é uma dos tais. Como seria difícil viver sem o consolo de Deus. Nós, que somos tão mimados e birrentos, muitas vezes, não aprendemos a descansar naquele que é e que sempre há de ser, somos apressados e queremos tudo no nosso tempo, do nosso jeito.


Convenhamos que, como é sabido de todos, viver num mundo tão mal como este em que vivemos não é uma tarefa fácil e requer valentia, e não é por acaso, Deus realmente só chama os seus guerreiros valentes para guerrear por Ele (Is 13:3). E em meio a isso tudo, somos confrontados por vários agentes – Sociedade, família, amigos... – pois o modo de viver que escolhemos quando nos decidimos por Jesus é diferente do modo de sobrevivência que a sociedade tomou para si, há então um embate de valores e conceitos que gera em várias situações desconforto para nós, pois já não vivemos como vivíamos, não somos mais os mesmos (II Cor 5:17), e o mundo não entende isso, porque não conhecem a Deus como nós O conhecemos.


E é em meio a isso que passamos por situações que nos afligem por dentro, situações difíceis, de escolha, que vem justamente para balançar nossa estrutura e mostrar até que ponto somos servos dedicados a Deus. Jesus não disse que seria fácil, Ele nos alertou que no mundo teríamos muitas aflições, mas a esperança vem quando Ele diz: “Eu venci o mundo”(Jo 16:33). E mais do que isto, receberemos consolo da parte de Deus pelo que estamos sofrendo, como mostra Isaías 12:1, podemos ter a certeza de que no dia do Senhor ele nos acolherá e nos firmará porque é fiel pra cumprir aquilo que nos promete.


Temos um conforto no colo do Pai, e no Dia do Senhor, seremos honrados na presença de toda a terra. Aqueles que nos humilharam e nos apedrejaram nos verão sendo levados aos céus junto com Jesus, nosso mestre. Ainda que provas venham, ainda que o mundo queira nos engolir e nos liquidar, somos consolados na esperança de que Ele, o Senhor Jesus, virá e nos levará em Glória para a Glória dos céus.

Nele, que nos levará em Glória para sua morada celestial,

Tadeu Ribeiro.
tadeuribeiro@portaldt.com