Evolua - Design Inteligente: Pode Haver Mistura?

“Achar que o mundo não tem um criador é o mesmo que afirmar que um dicionário é o resultado de uma explosão numa tipografia.” Benjamin Franklin
O evolucionismo, dentro das verdades que defende, converge o criacionismo, levantando debates, dando origem a séries desse tipo e expondo uma pergunta: quem está com a verdade?

Com isso, foi lançada uma nova teoria, que tenta conciliar os dois lados da história: a teoria do Design Inteligente. Como o próprio nome diz, Deus (o designer - desenhista) teria criado a Terra por processos evolutivos. Essa visão não está ligada a nenhuma religião e reflete apenas a ideia de uma teoria comum, assim como todas as outras.

Entender e defender essa teoria parece ser a forma mais simples e mais fácil de obter a razão da nossa criação, afinal, não descartaríamos a ciência, muito menos a religião. Mas há uma questão que precisa ser analisada: há a possibilidade de haver essa mistura?

Michelson Borges, mestre em teologia pela Unasp, em resposta ao Portal DT, disse: "Sem dúvida, Deus poderia ter criado [o mundo] por meio de processos evolutivos, e essa seria uma ‘explicação’ bastante conciliatória, que deixaria satisfeitos darwinistas [evolucionistas] e criacionistas, mas ocorre que o criacionista bíblico parte da crença (fundamentada) de que os primeiros capítulos de Gênesis são um relato histórico (assim criam também Jesus e os apóstolos, ou seja, todo o Novo Testamento assume a literalidade do relato da criação, da queda e do dilúvio, sendo essa a base teológica de todas as Escrituras) [...] Se adotarmos a ideia da evolução teísta, Deus, na verdade, acaba sendo um ‘fator’ dispensável, tanto é assim que o darwinismo é uma teoria naturalista por excelência."

Essa teoria não é mencionada na Bíblia, e, como disse o teólogo Michelson Borges, ela vai contra aquilo que Jesus e os apóstolos criam e ensinavam, já que eles citavam a criação da forma que Moisés descreveu em Gênesis.

Alguns defensores da teoria do Design Inteligente criticam aqueles que dizem que ela é conciliatória, mas, se analisarmos, veremos que ela só surgiu após o criacionismo e o evolucionismo, o que prova assim sua finalidade: ser uma opção alternativa aos pensamentos religiosos e científicos.

O fato é que dizer que na natureza não existe evolução é afirmar algo bastante ignorante. Vendo por outro lado, no entanto, pensar que o que somos hoje é resultado apenas da evolução pode ser também considerado uma barbaridade. Seria então a ideia do Design Inteligente a mais "eficiente" das teorias, onde as lacunas das ideias científicas seriam preenchidas pelas ideias religiosas.

Ora, se não podemos negar a evolução, nem o Criador, e a teoria do Design Inteligente não é uma teoria com fundamento cristão, no que iremos crer?

Não perca o nosso próximo e último encontro, na próxima terça-feira, às 8:00 da manhã aqui no Portal Diante do Trono. Eu te espero hein?!

Tadeu Ribeiro
tadeuribeiro@portaldt.com
Supervisão de Texto: Rafael Rocha