Eu Preciso Saber - É Pecado Ser Diferente?

Ao longo de toda a Bíblia, principalmente em Gênesis, podemos perceber o caráter de Deus estampado na sua criação. A natureza e o Universo nos revelam um pouco do poder e da inteligência de Deus. É impressionante a infinidade de estrelas, astros, galáxias e constelações, cada um especialmente diferente. Por falar em diferença, o nosso planeta é único entre milhões encontrados e estudados pelo homem. E é justamente essa diferença que o torna o único capaz de abrigar vida complexa. Dentro da Terra existe uma infinidade de cores, fragrâncias, plantas e animais, cada um minimamente detalhado, com funções e papéis específicos e cheios de peculiaridades. Olhar para a obra de Deus, seja de dentro da Terra ou fora dela, é como seu reflexo estampado bem à nossa frente.

           Dentro desse mesmo planeta encontra-se a espécie dominante, a mais inteligente, a mais habilidosa; a obra prima com a qual o Pai tomou o maior cuidado: você. A Bíblia diz lá em Gênesis: "E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra." Gn 1.26. Foi com esse propósito que Deus nos formou: a sua imagem e semelhança. Deus imprimiu em nós o seu caráter, a capacidade de transformar as coisas ao nosso redor e exercer influência sobre toda a terra. Deus também nos dotou de emoções, sentimentos e razão, tudo isso com o propósito de nos parecermos com Ele. Hoje somos quase 7 bilhões de habitantes, mas, quantos de nós somos completamente iguais? Por mais parecidos que possamos ser, seja com nossos familiares ou com qualquer outra pessoa, jamais seremos idênticos. Cada um de nós reúne características específicas - que vão muito além da variabilidade genética - e que nos constituem indivíduos, agentes de mudança, testemunhos vivos do plano de Deus.

          Nesses dois primeiros parágrafos acredito já ter respondido o título da nossa coluna, mas existem alguns pontos importantes sobre os tipos básicos de diferenças e como Deus as vê. Falaremos sobre eles a seguir:

- Primeiro ponto: Comportamentos diferentes.
O tipo de comportamento que adotamos diante das vida é, em grande parte, resultado da forte influência da sociedade na qual estamos inseridos e da cultura do nosso país ou região. Mas até dentro de um mesmo grupo existem pessoas s que possuem hábitos e atitudes diferenciados, incomuns, ou até estranhos, para muita gente. Vamos ver o exemplo de João Batista: "Ora, João usava uma veste de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre." Mt.3.4.  Ele era um homem muito diferente, se alimentava de comidas exóticas e vestia roupas estranhas, mas mesmo assim Deus o escolheu desde o ventre da mãe e tornou-o um dos maiores profetas descritos na Bíblia. Se o próprio Deus não o julgou por estar fora dos padrões, será que ele vê os diferentes de hoje com preconceito ou aversão - como muitos de nós vemos? Deus viu em João um coração puro e disposto a ouvir a voz de Deus; um coração livre do mal, livre das ambições e paixões do mundo, um coração íntegro e inclinado a obedecer o Pai. É isso o que realmente importa, é isso que devemos buscar.

- Segundo ponto: Quando o pecado é a diferença.
A bíblia diz que todos nós pecamos e nos afastamos de Deus (Rm 3.23). Não importa qual o tipo de pecado que cometemos, somos todos iguais perante o Senhor. Ainda sim, insistimos em apontar o dedo para as pessoas e julgá-las. Quando Jesus veio ao mundo, ele incomodou os líderes religiosos justamente por ir aonde ninguém ia e falar com aqueles que ninguém ousava. Jesus levou a salvação a prostitutas Jo 8.1-11 (como Maria Madalena), homens corruptos (como Zaqueu Lc 19.1-5), curou leprosos (Lc. 17.11-19), perdoou ladrões (Lc 23.43). O filho de Deus andou no meio do povo tratando a todos dignamente, dando-lhes valor e atenção. Deus ama os pecadores, mas não ama o seu pecado. Muitas vezes nós deixamos de levar a salvação às pessoas, porque não damos a elas o devido respeito e o valor que Jesus daria; precisamos ser como Ele é.

- Terceiro ponto: Quando a diferença está no pensar.
Como a palavra diz, o corpo de Cristo é composto por várias partes assim como o corpo humano (1Co 12.12) e o Espírito Santo opera em cada pessoa da maneira que lhe convém. Podemos perceber nossas características únicas, enquanto indivíduos ou grupos, também na nossa maneira de pensar. Entendemos e relacionamos as coisas de acordo com a nossa bagagem de vida: nas experiências que vivemos, lugares que frequentamos e também de acordo com os referenciais que adotamos. O problema é que a Igreja tem feito dessas particularidades, preceitos para a divisão e a má convivência. Acontecem desentendimentos e brigas por causa de diferentes pontos de vista relacionados à palavra e à práticas cristãs. Devemos nos lembrar de 1Co 12 que também fala que o Espírito que atua em nós é o mesmo. Os discípulos de Jesus eram muito diferentes; tinham profissões diversas, personalidades diferentes e antes de largar tudo e seguir a Cristo, tinham até posições sociais distintas. É impossível dizer que não entraremos em conflito, pois somos falhos, mas o que conta é a nossa capacidade de perdoar e compreender. Devemos perdoar uns aos outros tantas vezes quanto queremos ser perdoados por Deus (Mt 18.21-22).  Unidade não significa uniformidade, a diversidade é obra do próprio Criador. Ocupando diferentes posições sociais, vindos de diferentes raças, nos vestindo diferentemente e tendo gostos e talentos distintos, somos todos "farinha do mesmo saco" ou melhor "Pó do mesmo saco"(Gn 3.19). Emfim, Deus morreu por todos nós, pra todo que crer nEle seja salvo (Jo 3.16). Devemos passar por cima de todas essas difenças porque o amor de Deus nos une, mas não podemos nos esquecer que isso jamais será possível, se não através do Espírito Santo de Deus. É Ele quem nos guia na verdade, nos ajuda a superar nossas limitações e é quem nos convence da justiça do pecado e do juízo (João 16.8).

Quando você passar por pessoas ou parte da Igreja que considera diferentes, lembre-se que o amor de Deus já nos uniu e que é pela graça e pelas misericórdias de Deus, que ainda estamos aqui. Nada fica fora do seu lugar quando o Espírito Santo está no controle; então deixemos que Ele nos controle e seremos um com Ele e com nossos irmãos (Jo 17.21).

Gostaria de agradecer a todos que acompanharam minha primeira postagem na Coluna e espero ter abençoado vocês.
Ah, o nosso e-mail é: portaldt.euprecisosaber@gmail.com - pode mandar críticas, sugestões, reclamações, dúvidas e etc. Sua mensagem será sempre bem-vinda.
Grande Abraço, até a próxima!!
paZZ 
--------------------------------------------------------------------------------------
Galera, por motivos superiores, a coluna "Eu Preciso Saber" que estava prevista para ontem, está sendo postada agora.

Vale lembrar que eu [Tadeu] estou postando esse texto, mas ele é do Marco Túlio, responsável pela coluna, que está fazendo sua estréia hoje aqui no Portal.

A partir da próxima quarta-feira o próprio Marco Túlio estará postando aqui no Portal.

PazzZ.