Relíquias do Antigo Testamento - Como Barro, Nas Mãos do Senhor

“O Senhor Deus me disse: Desça até a casa onde fazem os potes de barro, e lá eu lhe darei a minha mensagem. Então eu fui e me encontrei com o oleiro trabalhando com o barro sobre a roda de madeira. Quando o pote que o oleiro estava fazendo não ficava bom, ele pegava o barro e fazia outro conforme ele queria. Aí o Senhor me disse: [...]Vocês estão nas minhas mãos assim como o barro está nas mãos do oleiro.” Jeremias 18:1-6b

É um desejo meu, e de todo cristão, fazer a vontade do Senhor, e servir a Ele da melhor maneira possível, amando-O da forma mais justa. Mas fazer isso é bastante difícil, e é fato que não iremos conseguir isso sozinhos, sem a ajuda de Deus. Ter o desejo de andar conforme o Senhor é um sentimento indescritível e devemos usá-lo como forma de pedir a Deus que nos molde interiormente e exteriormente de acordo com o seu supremo e divino querer.

Quando Jeremias desceu até a casa de onde se fazem potes de barro, Deus deu a ele uma palavra tremenda, de que Ele [Deus] poderia moldá-lo conforme quisesse, e que em um piscar de olhos, ele poderia fazer com que Jeremias experimentasse uma vida nova. Ele prometeu isso ao povo de Israel, e isso se estende até nós nos dias de hoje, se quisermos, poderemos viver uma vida que agrada a Deus. Basta apenas levantarmos as nossas mãos a Deus e pedirmos que ele nos transforme conforme o seu querer, conforme a sua justiça e benevolência, e depois de fazer isso, devemos buscar, mais e mais, a face do Senhor.

Se deixarmos, Deus irá operar o seu grande propósito e milagre em nossas vidas, mas é SE QUISERMOS, pois Deus não opera onde ele não encontra espaço para operar. Caminhar com Jesus, sem dúvida, é a melhor saída. Não adianta olhar para a esquerda, nem para a direita; Para onde quer que você e eu formos, Deus estará demonstrando por nós o seu grande amor. Se você se esconder desse amor e desse cuidado, você não estará na graça de Deus e poderá arrebentar-se nos muros e obstáculos que a vida nos impõe; Mas se Deus for o seu guia, ele vai te quebrar por inteiro, não vai deixar nada no lugar, e em seguida irá te refazer completamente nos padrões d’Ele, fazendo o seu querer, cumprindo com a sua vontade, realizando o mais perfeito principado de paz e justiça, pois somos príncipes, na condição de filhos do rei.

Esperar pra que? Podemos ter tudo isso hoje, agora, basta apenas pedirmos e esforçar-nos. Se prestarmos atenção na voz de Deus, iremos comer o melhor desta terra, diz a palavra; e iremos nos afundar completamente no amor divino, recebendo graças e proteção. Estamos nas mãos do Senhor e podemos receber d’Ele bênçãos ou maldições, basta escolhermos; Como diz em Deuteronômio 11, se quisermos benção, devemos obedecer e fazer a vontade do Senhor, se quisermos maldição, devemos fazer ao contrário e subestimar a vontade soberana do altíssimo. Cumprindo os mandamentos, estaremos fazendo a vontade de Deus, e recebendo a benção, ou seja, estaremos certos de que Deus nos quebrou e nos fez de novo.

Fazer de novo tem o mesmo significado de recomeçar, de iniciar de modo diferente. Você quer viver isso? Quer desfrutar dessa benção? Ela está ao seu alcance, esperando apenas uma palavra SUA de liberação, ou seja, depende de VOCÊ, Deus está fazendo a parte que cabe a Ele, faça a sua.

Tadeu Ribeiro.

Não perca amanhã, a 3ª mensagem da nossa série, com o tema: "Alcançando as Bênçãos Pelos Olhos da Fé." A partir das 7:00 da manhã.