“[...] e começou a falar contra Deus e contra Moisés. Eles diziam: Porque Deus e Moisés nos tiraram do Egito? Será que foi para morrermos no deserto, onde não há nem pão nem água? Já estamos cansados dessa comida horrível!” Números 21:5
Nós conhecemos muito bem a história de lutas e vitórias dos israelitas, sabemos o quanto Deus foi fiel a eles. Nessa passagem acima, nós vemos a murmuração, a incredulidade do povo de Israel. Eles tinham acabado de receber uma vitória de Deus sobre os Cananeus (21:1-3), mas mesmo assim, não souberam agradecer ao Senhor e fizeram ao contrário, murmuraram contra ele e contra Moisés. Eles estavam “preocupados” por estarem no deserto, sem pão nem água, comendo uma comida horrível; Eles sentiram vontade de voltar para o Egito, tiveram saudades do tempo em que eram escravos, quando eles dizem: “... porque Deus e Moisés nos tiraram do Egito?...”. Eles, acima de tudo, estavam ingratos e incrédulos.
Por causa disso, Deus mandou uma peste de cobras venenosas para o meio deles (21:6), e eles reconheceram que tinham pecado contra Deus e contra Moisés (21:7), então Deus disse a Moisés que construísse uma cobra de bronze e a colocasse em um haste de madeira (21:8), então Moisés fez o que o Senhor havia mandado e todos os que eram mordidos por serpentes olhavam para a cobra de bronze e eram curados (21:9). Mesmo depois de tudo, Deus teve misericórdia do seu povo.
Em meio às secas da vida, no tempo das vacas magras, olhamos para certas coisas com olhos de incredulidade também, fazemos igual ao que os Israelitas fizeram, e por não estarmos “vendo” o escape pensamos que ele não vem, pensamos que ele não existe. Mas olhar pelos olhos da fé é mais importante do que pelos olhos carnais, como o episódio da libertação e busca do povo de Israel pela terra prometida é dito em Hebreus: “Foi pela fé que Moisés saiu do Egito, sem ter medo da raiva do rei, e continuou firme, como se estivesse vendo o Deus do invisível.” (Hebreus 11:27), e neste pequeno espaço de tempo que é mencionado em Números 21:5, o povo deixou de lado essa fé e blasfemou, como já foi mencionado. Nós podemos ter uma vida de fé, mas se em algum momento de nossas vidas, em algum instante, deixarmos de lado a fé, e formos usar os nossos olhos, iremos criar sérios problemas em todos os aspectos.
Para alcançar os nossos objetivos, as nossas metas, as promessas dadas por Deus, precisamos usar a fé. Como disse Tiago: “Sem fé é impossível agradar a Deus”, mas mais do que isso, sem fé é impossível realizar qualquer coisa, principalmente no campo espiritual. Os nossos problemas, as nossas dificuldades estão aí e se nós não estivermos preparados com a mais alta força que existe – a fé, iremos afundar e não poderemos fazer nada, muito menos Deus; Mas se diante das circunstancias você mostrar a sua força e o seu poder de príncipe, todos os males correrão de você. “Ah, isso é demais para mim”, “Não sei se vou conseguir”, “Está muito difícil, vou desistir”, essas frases devem sair do seu vocabulário, você não é um perdedor, você nasceu para vencer e brilhar.
Mesmo que o que você está precisando seja impossível, clame a Deus e use a sua fé, pois Jesus disse que tudo é possível ao que crê, tudo é possível ao que tem fé e usa essa fé da melhor maneira. Em vez de murmurar, cante um hino, leia um versículo em voz alta, Deus nunca falhou com você, ele nunca te deixou na mão e você sabe disso. Deus quer te usar, mas com incredulidade, ele não pode operar na sua vida. Deixe fluir os rios de fé do seu interior e você verá que os seus olhos não serão mais de carne, e sim de fé. EU CREIO! E VOCÊ?
Tadeu Ribeiro.
Não perca amanhã, a 4ª mensagem da nossa série, com o tema: "Porque Temer?" A partir das 7:00 da manhã.