Evangelho em prosa: Desejos para 2011

Antes, gostaria de pedir perdão aos leitores do Portal DT, em especial àqueles que acompanham a coluna “Evangelho em prosa”, pela ausência nas últimas duas semanas. Devido a alguns problemas, tive que me ausentar da internet. Aproveito também para pedir que meu nome conste nas orações de vocês...

No início de julho, recebi o convite do administrador do Portal DT, Tadeu, para escrever uma coluna semanal. Assim, nasceu a Evangelho em prosa. Hoje, 27 de dezembro, chegamos ao 21º texto e último do ano. Na próxima semana, já estaremos em 2011. E sou grato ao Pai por esse espaço surgido em 2010, onde posso compartilhar um pouco daquilo que tenho aprendido.

Na sexta-feira, em todo o mundo, pessoas vão se reunir para fazer a contagem regressiva na expectativa pela chegada de 2011. É comum, nesse dia, que se façam promessas, pedidos e orações. Entre os cristãos, é comum que sejam traçadas metas e propósitos para o ano que chega. Algo que é muito positivo.

Temos mesmo que planejar o futuro e, claro, pedir a benção de Deus. Porém, o que muita gente não entende é que há necessidade também de agir. Não adianta só traçar metas, orar, fazer votos e promessas. É preciso movimento, busca, procura, ação.

Temos sim que entregar os nossos sonhos nas mãos de Deus. E confiar. Mas precisamos fazer a nossa parte.

Infelizmente, é muito comum que, ano após ano, repitamos os mesmos pedidos. Isso acontece muitas vezes por sermos apáticos na hora de buscar aquilo que dizemos desejar. Costumo falar que sobra “vontade”, enquanto falta “força de vontade”. Em alguns minutos, durante a “virada”, pedimos tantas coisas a Deus. Mas, durante 365 dias, não nos movemos a fim de realizar aquilo que está em nossas mãos.

Por isso, para 2011, proponho que cada um de nós trace metas e objetivos com os quais estejamos comprometidos. Que comecemos a pensar, a partir de agora, naquilo que faremos para alcançar aquilo que colocaremos sob a vontade de Deus. E que, acima de tudo, peçamos a Ele sabedoria para amar e ser canal de graça para as pessoas que nos cercam.

Que, em 2011, o Pai nos ajude a enxergar, em cada momento, aquilo que é essencial.

NEle, em quem todo dia do nosso calendário é dia de recomeço, seja no início, no meio ou no fim do ano!

Nos vemos em 2011.

Rafael Rocha
rafaelrocha@portaldt.com